segunda-feira, 27 de junho de 2011

O 1º MANDAMENTO


CAP XI  E.S.E. AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
 
O ser humano é certamente um ser em aprendizado neste planeta, se observarmos a trajetória histórica da humanidade, veremos que  o homem aprendeu muito, durante os vários anos de sua existência neste planeta.  Podemos  interrogar  como é que se processa um aprendizado?   Todo aprendizado ocorre à partir  de uma observação de fatos, de acontecimentos que ocorrem em volta da humanidade, a ciência fez  grandes descobertas, grandes invenções, observando e experimentando fatos, avançando sempre,  com tanto esforço,  hoje já somos dotados de uma capacidade de raciocínio melhor do que  nossos antepassados,  por isso somos capazes, de, mesmo de uma forma simples,  entender  como Deus age em nossas vidas nos beneficiando e beneficiando a harmonia universal.
Vamos fazer juntos um exercício de raciocínio, e, vamos buscar entender como Deus nos beneficia em seu grande amor.
Kardec nos propõe na Gênese , último livro de sua série,(1867)  que Deus não se mostra mas se revela através de suas obras.  Então  como Deus se revela?
Podemos citar vários exemplos  bem práticos, temos um planeta com amplos recursos de sobrevivência, natureza abundante e assim em muitos aspectos podemos sentir a revelação divina.
Na Gênese bíblica de uma forma poética, Deus diz faça-se o homem à minha imagem e semelhança,  uma grande prova de amor de Deus aos seus filhos pois demonstra que Deus nos quer como ele.
Com o passar dos milênios, o homem num estado mais espiritualizado e necessitando de orientação, através do que está na bíblia numa linguagem direta,  Deus comunica a Moisés e dentro do que já sabemos , na tábua dos 10 mandamentos o 1º é AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, então ,nesse mandamento , a sugestão do amor para nossa caminhada.
Passado muitos anos, vem JESUS, enviado de Deus a nos amparar e mostrar o caminho e disse que não veio destruir a lei e sim dar cumprimento  a já existente,e num ato de facilitar as coisas faz um resumo de toda a lei e proclama  Ame a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo  com isso mais uma vez o caminho para a humanidade é mostrado, e qual é esse caminho?  O AMOR.
Com o passar do tempo eis que surge em 1857 em Paris  a codificação da doutrina espírita, não com uma proposta pra mudar nada, mas pra reviver os ensinamentos de Jesus que já dava sinais de fraqueza, e só pra confirmar. Qual é a proposta da doutrina espírita?  Que possamos viver com base em amor, justiça e caridade.
Observemos ai que à maneira que o homem se desenvolve os ensinamentos vão aparecendo e sempre com um mesmo foco,  de que caminho o homem deve seguir:  O AMOR.
Acho que quanto a isso não se tem dúvida, agora precisamos raciocinar de como entendemos o amor. Será que estamos entendendo esse amor de forma correta? Certamente cada pessoa tem uma definição  para o amor,  o que de uma certa forma está correto pois cada um  entende de acordo com seu grau evolutivo.
No livro dos espíritos questão 888ª numa instrução do espírito de Vicente de Paulo  ele diz que o Amor é lei divina que governa os mundos, e que entre os seres vivos o amor é lei de atração, e a atração é lei de amor para a matéria orgânica.  Concluímos com isso que se um planeta forma-se à partir da agregação de partículas através de uma lei de atração, então podemos afirmar que o princípio de um planeta se dá através de lei do amor.  O amor é um sentimento natural, todos nós temos, cada um usa de acordo com seu padrão evolutivo,  chegará o dia que amaremos de  forma espontânea, assim como respiramos, então estaremos num mundo feliz e bem aventurado.  Conforme Jesus nos mostrou o caminho, é preciso amar  o próximo como a si mesmo, é preciso amar até mesmo os inimigos, para que possamos ser bem aventurados, ou felizes, então se ainda não estamos nessa condição de felicidade plena, de bem aventuranças, certamente, ainda não praticamos essa lei do amor em sua totalidade, todos vivem envolvidos com essa energia, porém cada um expressa esse sentimento  de uma ou outra forma, são várias modalidades de amor que podemos citar, amor de mãe, amor de pai, amor de filho, amor de irmão, amor de marido e mulher, amor de namorados, amor egoísta, amor limitado só aos nossos familiares, amor mais amplo, mais abrangente, que consegue sair de dentro  dos laços de uma família e se estende a toda uma comunidade ou nação, todos esses sentimentos são fragmentos do grande amor universal que Deus nos dedica, que à maneira que vamos juntando esses fragmentos e vamos aumentando nossa capacidade de amar  vamos também adquirindo virtudes como, paciência, tolerância, respeito, humildade, perdão, felicidade, e caridade que na verdade caridade sem amor nada é ou quase nada vale.  Quem vive com essas virtudes é um bem aventurado.  
Todos nós temos capacidade de amar, porque o amor é uma centelha divina que habita dentro de cada ser que gravita por este infinito universo.
Observando os astros vemos uma harmonia constante, que só é possível porque essa energia está presente, vibrando em todos os quadrantes do universo, não existe comunidade, aglomeração ou qualquer outro tipo de organização que não esteja submetida a essa lei de amor, imagine se existisse alguma comunidade, onde imperasse a  lei do ódio, que desastre seria?
Não, não, isso não é possível, só o amor é capaz de construir, erguer, seguir adiante, evoluir, envolvidos neste contexto universal todos nós amamos de alguma forma, se não temos uma vida cheia de virtudes e não vivemos em estado de felicidade é porque não estamos amando da maneira correta, ou estamos fazendo mal uso da lei do amor, conforme foi proposta por aquele que é nosso modelo e guia, Jesus (amando o próximo como a si mesmo.)  com certeza as portas de nossos corações estão sempre abertas à renovação transformadora, possibilitando-nos entrar em contacto com essa energia de amor e modificar as nossas ações em nosso próprio benefício.
Basta fazermos um exame, através da observação de nossa conduta, analisando como estamos convivendo com nosso próximo, como é nosso comportamento? Tem sido afetuoso, tem tratado todos com carinho, respeito? E mudar aquilo que for preciso, conscientizando de que o que estamos vivendo hoje é fruto de nossa própria conduta no passado. Pois hoje estamos construindo o que seremos amanhã e essa construção é feita de forma lenta, mas precisa ser progressiva, não podemos ficar estacionados esperando o tempo passar.

“O verdadeiro caminho para a felicidade é o Amor.”
   Abraços, Geraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário