terça-feira, 28 de junho de 2011

DEPRESSÃO MELANCÓLICA


Assim iniciei minha fala em palestra pública realizada no Grupo Espírita Centelha de Luz na noite de 25/06/2011. (assunto  =  A MELANCOLIA )
Boa noite, a todos, que a paz  de nosso mestre Jesus Cristo conforte  todos os corações presentes  hoje e sempre!!!
(e continuei...)
Sabeis porque, por  vezes uma vaga tristeza se apodera de vossos corações e os faz sentir amarga a vida?   É que  o vosso espírito que aspira à felicidade e à liberdade se encontra ligado ao corpo que lhe serve de prisão....
Assim inicia, um dos espíritos consoladores que contribuíram para a implantação das bases da doutrina espírita, o item 25 do CAP 5 do Evangelho Segundo o Espiritismo.
Esse item 25 recebeu o título de A MELANCOLIA, então vamos fazer uma reflexão sobre esse sentimento, que todos nós, em um momento da nossa existência vamos experimentar, nosso estágio evolutivo nos remete a isso.  A melancolia foi termo muito usado no passado, sua aplicação mudou um pouquinho dentro da nossa linguagem atual. Veja que à época dos estudos das desorganizações e desequilíbrios da mente humana pelo DR. Sigmund Freud onde se criava a psicanálise, ele (Freud) usou muito esse termo, escreveu a respeito, fez associação ao mesmo sentimento que temos no luto, chegou a escrever melancolia como sinônimo de depressão, teve momento que serviu da palavra para designar um tipo de depressão. (depressão melancólica)  Depois  de Freud, seus seguidores chegou mesmo a abandonar o termo, usando somente depressão, para classificar diversos tipos de desequilíbrios do estado psicológico humano.   Nos dias atuais usamos a palavra melancolia somente para designar um estado de tristeza momentâneo, obtido através de alguma causa (fato gerador) que o levou a uma desorganização psíquica.
Exemplos: luto, diagnóstico de uma doença grave, incurável, término de um relacionamento, mudanças hormonais, (períodos pré e pós mentrual,  pós parto) sentimento de inferioridade, derrota nos negócios,  etc. Todas essas causas leva o ser a um estado de tristeza que pode ser classificado como melancolia; mas essa tristeza deverá se dissipar após alguns dias, pois durando um tempo maior,  acima de algumas semanas certamente será classificada e tratada como depressão.  Nesses casos considerados como depressão deve-se procurar ajuda profissional .(Psicólogo, Psiquiatra ou terapeuta da  área.)
Quando não se obtém êxito nessa busca,  ou seja mesmo depois de ter passado por esses profissionais e os sintomas não cedem, deve-se recorrer  a busca do auxilio espiritual, pois depressão, melancolia e outras doenças diversas podem ter sua origem nos porões do inconsciente, guardadas de acontecimentos ocorridos em vidas passadas e que vem a tona nesta existência, não como forma de castigo, mas sim como  oportunidade. È verdade, oportunidade de reflexão e transformação do ser, pois há ,e não são poucas, pessoas que só pensam em modificar alguma coisa na vida quando a dor faz o convite.
Quantas pessoas jamais conheceriam um centro espírita não fosse pela dor, e chegando lá imaginam uma coisa e percebem que é outra totalmente diferente, e logo vai dizendo se eu soubesse teria vindo há mais tempo, assim é a dor, nos leva a caminhos que não projetamos mas que são necessários às nossas experiências.
Veja que em casos assim a depressão serve como porta de entrada para novos conhecimentos e possibilidades de refazimento,  e o que parecia trágico não é, é apenas mais uma oportunidade que a providência divina coloca no nosso caminho.
Estudos atuais apontam dados estatísticos alarmantes:
9,5% da população mundial sofre algum tipo de depressão, só nos EUA são 19 milhões de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, dos dois sexos , sendo que para  o número de mulheres é sempre o dobro dos homens  atingindos,  provavelmente devido a questões hormonais.
Posso indicar com segurança, se você passou por algum fato gerador, já citado anteriormente e sofre os sintomas do tipo: tristeza constante, insônia, baixa auto estima,pensamentos negativos (como suicídio) dores de cabeça, falta de apetite, falta de desejo  de contatos sociais e outros , procure imediatamente ajuda profissional, se você já procurou e os sintomas continuam procure ajuda espiritual (através  de um centro espírita sério.)
Qualquer que tiver passando por uma tormenta , tem o direito e o dever de procurar a solução, mas é preciso persistir, conforme Jesus nos indica  na escrita do apóstolo Mateus cap.24:13 (“Aquele que perseverar até o fim será salvo”)   veja que a perseverança precisa ir até o fim do problema,mesmo que este problema dure muito tempo, as vezes tornando-se transcendental, mas não podemos desistir jamais.
O problema da melancolia, da tristeza, da depressão é complexo, mas tem solução só depende da ação de cada um, e lembre-se:  persistir sempre na busca da solução.
“Feliz é o ser que tem problemas, pois é assim que crescemos e evoluímos”
Abraços, Geraldo.!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário