quarta-feira, 6 de julho de 2011

"A FORÇA CRIADORA DO PENSAMENTO"


Vamos refletir um pouquinho sobre uma das potências que temos à nossa disposição  para que possamos usar em nosso benefício  evolutivo, proporcionando o equilíbrio físico e espiritual.
Estou falando do pensamento: vamos procurar entender melhor essa capacidade que todos temos que pode servir para construir, conservar ou destruir, dependendo da forma como a usamos.  Necessário é estarmos atento às formas desorganizadas e descontroladas que deixamos nosso pensamento se desenvolver, pois certamente estaremos criando problemas para nosso futuro. Controlar o pensamento é estar vigilante a essa energia criadora; o que estou pensando?  Como estou pensando?  Em que estou pensando?  De que forma estou pensando?  Meu pensamento é positivo?  Negativo?  Otimista?  Pessimista?  Estar atento a estas interrogações poderá nos auxiliar nessa organização.
Estamos constantemente pensando como se houvesse um bando de pássaros a gorjear em nossa mente, antes de terminar um começa outro, será que toda essa carga de energia gerada a partir desses pensamentos são benéficos?
Nossos pensamentos começam a tomar forma e a influenciar em nossas vidas desde os primeiros momentos da existência,  contribuindo para a formação de nossa personalidade e construção do caráter de um ser que já traz uma bagagem de vidas pretéritas,  porém com o esquecimento proporcional  necessário e oportuno a uma nova jornada de crescimento individual.
Veja que na primeira infância somos levados a moldar nossos pensamentos de acordo com o meio onde estamos.  Mães e pais se revezam nas orientações e instruções  embora nenhum deles tenha feito  curso preparatório para tal função,  o que se ensina muitas vezes vem de hábitos culturais adquiridos através de uma sociedade viciada ou de antepassados ignorantes quanto à capacidade do ser de construir seu próprio destino,  imprimindo desta forma diversos bloqueios na personalidade deste, que começa a ensaiar os primeiros movimentos da construção evolutiva desta jornada.  É um tal de não pode isso!  Não pode aquilo! Cuidado com o bicho!  Isso é pecado!  Se você fizer vai para o inferno!  Todas essas e muitas outras expressões usadas sem o devido esclarecimento vão limitando e bloqueando as ações negativas e também as positivas, de forma que a mente se encontrava vazia para um novo inicio, cristalizando essas informações limitadoras e formando obstáculos difíceis de serem  vencidos  quando em idade adulta. No momento que deveria tornar-se altamente  criador  de forma organizada e positiva os bloqueios emitidos a partir da família encontram  respaldo no subconsciente de uma individualidade que se  resguarda nos porões mentais, levando esse ser ao encontro de lembranças  ocorridas em vidas anteriores  onde o mesmo já fora bloqueado em diversas oportunidades tornando-se  um terreno fértil a descrença quanto a sua capacidade  passando  a acreditar que;  não consigo nada, sou um derrotado,  existe muitas oportunidades, mas não para mim,  não consigo fazer,  tenho medo,  estou sem sorte e assim a vida vai ficando difícil, nossas vitórias não acontecem e  nos tornamos fracassados, incompetentes,   arruinados e  doentes. Tudo pode ser diferente só depende da forma como usamos nosso pensamento, sei que muitos irão dizer que não conseguem controlar o pensamento,  que ele vem e volta sem nosso domínio, mas podemos modificar isso, primeiro observando,  depois vigiando,  outra hora bloqueando de vez pensamentos negativos e assumindo a responsabilidade por nossas próprias construções, veja que em determinados acontecimentos de nossas vidas queremos sair completamente da condição de responsável, transferindo ao  outro nosso fardo.
Quando estamos doentes,  por exemplo, vamos a um médico, contamos nossa história, aguardamos um diagnóstico e queremos a solução por parte do profissional  da medicina, nos isentando completamente de qualquer culpa quanto a origem da doença, nos colocamos como vítimas inocentes, o que certamente não é, pois se estamos doentes  temos de alguma forma participação na geração dessa doença, devemos sim procurar o auxilio profissional, mas ao contrário de aguardar somente a ação deste para a cura  precisamos colocar nosso pensamento trabalhando a nosso favor,  encarando a realidade,  buscando soluções positivas, alterando formas de conduta,  acreditando que a solução do problema vem de dentro, da nossa força interior, deste modo estaremos auxiliando na cura e na solução de qualquer problema em nossa vida.
Nosso corpo é formado a partir de células vivas que recebem comandos positivos ou negativos,  quando pensamos estamos contribuindo com o bem ou  mal estar da organização celular,  dependendo da  aglomeração de energia negativa em torno de um determinado órgão  poderá  gerar  uma enfermidade,  por exemplo diante de um ataque de nervos,  raiva e desejo de vingança  gera-se uma carga de energia negativa que irá influenciar diretamente o órgão responsável pela emoção: O coração; podendo mais tarde ser diagnosticado  um problema cardíaco.  Temos em nossa intimidade uma luta silenciosa e para vencermos  dependerá  de como conduzirmos nossos  pensamentos.
Quer um exercício para organizar o pensamento e melhorar a saúde?
“Ao deitar, minutos antes do sono, inicie uma viagem pelo seu próprio corpo, observe seus pensamentos e prossiga agradecendo ao criador por tudo que tem a sua disposição: visão, audição, tato, capacidade de comunicar-se, paladar, olfato. Observe os batimentos cardíacos, a respiração, todos os órgãos – rins fígado, pulmão, baço, intestino. Sinta a importância dos braços, pernas, pés.  Agradeça-os  por existirem  e fazerem  parte deste conjunto.”  

 Se possível repetir alguns dias e sentirá um suave bem estar.

”Vós podeis fazer o que eu faço e muito mais = João, 14:12.”

Abraços,        Geraldo.

2 comentários:

  1. Irmão que tanto amo! Delícia estar mais perto de você, viajar em cada palavra, e te encontrar através das suas idéias. As pessoas estão acostumadas a buscar sempre um culpado por tudo. Quando na verdade somos construtores de nossa vida, e junto com Deus podemos fazer sempre uma nova e bela história. Beijo no coração! Obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir