A IMPORTÂNCIA DO CENTRO ESPÍRITA
O Centro Espírita não deve se posicionar dentro de uma comunidade como um templo religioso, uma escola com vários cursos doutrinários, um laboratório de experimentos mediúnicos, ou ainda como um pronto socorro de atendimento às dores de encarnados e desencarnados, mas como um local onde se reúne todas essas atividades bem estruturadas e distribuídas para atender as diversas necessidade do ser de forma plena e amorosa. Todas as tarefas devem estar engajadas com este propósito, desde a Recepção (que deve ser de forma fraternal, calorosa e amigável), passando pelo Atendimento (devendo-se levantar todas as necessidade do atendido e canalizar o preenchimento dessas necessidades, procurando orientar para que o mesmo saia da zona de incomodo) e por último sugerindo-o a assistir às Palestras Públicas ( que devem acontecer de forma simples e objetiva, para divulgação racional do Evangelho de Jesus e informações com relação às propostas da doutrina espírita).
Há também outras tarefas mais específicas, como: Reunião de desobsessão, Reunião de orientação e Esclarecimento a espíritos sofredores, atendimento e assistência à criança e ao adolescente, devendo ter uma preparação metódica dos trabalhadores através de cursos e estudos bem orientados e planejados.
Para tudo isso funcionar é preciso implantar dentro do centro, antes de qualquer outra providência, o programa do C’s, para se manter o nível de qualidade dos tarefeiros.
1º C – Conversar, não é possível manter as atividades sem um bom diálogo entre os trabalhadores.
2º C – Conviver, é preciso respeitar as diferenças para uma boa convivência.
3º C – Compartilhar, um bom dirigente deve compartilhar idéias, ser democrático nas ações.
4º C – Confiar, sem confiar uns nos outros não é possível estabelecer um vinculo de atividades com harmonia e paz, vivendo assim em hipocrisia.
5º C – Confraternizar , compartilhando experiências para implantação de um relacionamento amoroso dentro do ambiente.
6º C – Compreender, depois de tudo se ainda não deu certo, compreender que cada um tem seu tempo, mas precisamos continuar persistindo e aceitando as dificuldades para crescimento de todos.
E por fim, o 7º C - Convergir, onde as pessoas ao procurar o Centro vão sentir necessidade de uma reforma intima profunda.
Se implantado todos esses C´s, o Centro espírita vai ganhar as características de um ponto visual de convergência, conforme os dizeres de José Herculano Pires, onde as pessoas seguindo por caminhos tortuosos de dor e sofrimento e buscando o auxílio em um Centro Espírita, vão desejar mudar a sua trajetória de infelicidade para uma de amor e fraternidade.
Ainda de acordo com o Herculano Pires, o Centro Espírita deve se tornar uma fortaleza espiritual para a grande batalha de implantação da verdade cristã na terra, seus membros devem estar bem preparados e fortalecidos para atender a todos com disposição e desejo de auxiliarem-se mutuamente.
A implantação da verdade nunca encontrou e nunca encontrará terreno fácil, sempre será uma grande batalha! Observemos, nem mesmo os movimentos que se dizem “ cristãos” praticam a essência da verdade trazida por Jesus há mais de 2000 anos.
Ânimo a todos!
Abraço fraternal do amigo, Geraldo. Dezembro/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário