quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O TRABALHO

O  TRABALHO
Partindo do princípio de que toda ocupação útil é trabalho, fico refletindo quanto tempo passamos trabalhando.  O dia de um ser humano em idade produtiva é mais ou menos dividido assim: 08 horas no trabalho, 08 horas de sono e o restante desaparece em tarefas diversas  como  televisão, teatro, cinema, leitura, cervejinha , futebol e por ai vai mais 08 horas de nosso tempo. O fato é que somos seres completamente energéticos, ativos, vivos e consumindo energia. O trabalho e o lazer consomem energia, o sono e o alimento, por sua vez, repõem energia e assim se processa o ciclo da vida.
Até aqui estou analisando o que seria a rotina de um ser humano normal. Porém, há as variações da normalidade e vamos analisar também estas variações. Algumas pessoas trabalham 16 horas por dia ou até mais, seria essa atitude correta já que o trabalho produz riquezas e  é lei de DEUS! Na Gênesis bíblica ,cap 2 v 15, numa linguagem puramente alegórica vamos observar que o Senhor determina a Adão que lavre e guarde o jardim do Éden, diferentemente  da imagem de paraíso da preguiça e da vida boa.  Podemos analisar que Adão tinha trabalho, pois lavrar e guardar é trabalho, logo vamos concluir que o trabalho existe desde o princípio e certamente existirá para sempre, pois faz parte do conjunto evolutivo do homem.
Nesta ótica devemos observar o trabalho em diferentes aspectos:
1º) Trabalho como fonte de recursos para atender desejos e necessidades. Quanto maior  os desejos, a posição social, maior é a necessidade de trabalhar para cumprir e preencher todas as vontades.  E  nesse momento, estamos atendendo nossas necessidades físicas promovendo o nosso bem estar físico.
2º) O trabalho também pode cumprir o papel de desenvolver o homem na sua essência intelectual. Para atender o mercado de consumo é necessário projetar, criar, raciocinar, dando elasticidade à capacidade intelectual do homem. Quantas facilidades se tem hoje que há 100 anos não existia? O  chuveiro elétrico, o microondas, a televisão, os automóveis,  os aviões...etc..) tudo graças ao desenvolvimento intelectual.
3º) O homem  torna-se grande quando pelo trabalho promove seu crescimento espiritual. De que forma isso é possível?  Ora,  cumprindo compromissos , honrando horários, exigindo direitos, satisfazendo deveres, tornando-se produtivo e útil em qualquer atividade que atue.
-Ilustrando: um certo funcionário deveria chegar em seu trabalho às 08 h. porém, sempre chegava atrasado. Seu pagamento deveria ocorrer sempre no 5º dia, porém, o patrão nunca cumpria o combinado, gerando um mal estar entre patrão e empregado. Com o passar do tempo a relação entre ambos gerou tanta carga negativa e desgaste emocional que estava os dois procurando o médico, diagnóstico? Depressão (doença do espírito)fruto do desgosto dentro do ambiente de trabalho. Se tivesse ocorrido o contrário o desfecho certamente seria outro e a doença não aconteceria .   Se o seu trabalho preenche esses 03 aspectos  e está fazendo com alegria, tolerância, paciência, humildade e ele ainda proporciona bem estar, ótimo! Não importa o tempo consumido.                                     Abraços.                                                                                   Geraldo.  31/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário